sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pós-Sporting-Benfica & memória de um central da minha idade

Ora, contrariamente ao prometido no texto abaixo deixado, não haverá cá análise detalhada do passado derby Sporting-Benfica. Quem viu o jogo e mesmo quem não o viu dele ouviu ou leu algo não precisará, por certo, de (ainda mais) auxiliares de memória. Porque é tópico transversal ao pédebola nativo (e euro-alógeno), porém,  frisar apenas que, a nosso ver, o dado mais relevante da joga passada assentar no facto de apenas 3 Tugas a terem disputado - e destes, 1 só com a camisola do Sporting. Eis o projecto do actual elenco directivo exposto em flagrante contradição no supostamente máximo expoente futebolistico da instituição, contradição com o que muito crente sportinguista afirma, com orgulho, ser a política desportiva do clube. Para quê formar jogadores? Se o Sporting ou Godinho não puder ou souber responder, o FC Porto que o diga, por exemplo, sua 'quota de Tugas' na equipa principal de futebol sendo habitualmente constituída por dupla saída de Alvalade, do renegado (Beiças oblige) Varela ao apodrecido ( JEB "Beiças forever" oblige) Moutinho. Enfim, vergonhosa gestão e miserável futebol de um SCP entregue a um conjunto de vedetas de pacotilha, esquadra comandada por múltiplas vozes que juntas não fazem uma, o Sporting arrasta-se pelas competições em que participa - e arrastar-se-á, enquanto jogarem mais pseudo-activos do que jogadores, enquanto a emulação de 'modelos' rivais nos render elencos de mercenários coxos, de nada valendo que até tenham X internacionalizações.

Para quê formar jogadores, ó Sporting, ó Tuga, ó Sporting da Tuga, se depois acabam, acabamos emprestados, encostados aqui ou além? Bota-os cá que faço uma equipa - e com metade do teu orçamento ou nem isso contrato 1 ou 2 players de nível. Queres ver, por hipótese?

Patrício
Pereirinha - Reis - Oguchi - Insúa
Rinaudo-Santos (Adrien)-Martins
Wilson-Berbatov-Salomão


Dos jogadores em causa, 4 estão emprestados, um deles ao Málaga (!!!), 4 são estrangeiros, transitando 3 dos actuais quadros do clube - e apenas 1 seria contratado, um PL de classe mundial, em fim de carreira mas que bem jeito daria, seu salário indexado a golos, pois claro.
Além das muitas e boas alternativas que moram na Academia - v. Equipas B e Juniores -, para quase todas as posições, permitam-me só a seguinte recolecção, ou digam-me se não seria preferível empreendê-la a ter comprado um Marcos Rojo e a manter um Xandão:


(,,,(