sexta-feira, 9 de março de 2012

Back on Track

Pois é, meus velhos, ando há muito para voltar a estas páginas antibolistas, nomeadamente no que concerne aos malfadados eventos no Egipto (Masr), que ditaram o cancelamento da liga e alguns momentos de canibalização jornalística. Que o futebol não escapa e antes reflecte ou mesmo exponencia certas correlações políticas é facto dificilmente disputável, mas o que passou merecia - e segue merecendo - análise de fundo, algo que, manifestamente, o grande Manuel José não pôde fazer (o homem mal pode sair à rua no Cairo, não é verdade?!) - e que então a generalidade dos media Tugas não procurou em lado algum (pudera, onde estão os correspondentes in loco for real - & stuff?). Enfim, calendas outras, Oxalá a remontar em breve.

Hoje, claro, o grande destaque deste Vosso escriba vai, necessariamente, para o shot de Möet & Xandão (no feliz trocadilho do zerozero) que se bebeu em Alvalade, à saúde de uma equipa em que a garra de Sá Pinto se percebe estendida - entendida, pois. E entendamo-nos, se o Sporting foi feliz na abordagem ao jogo, importa que o contra-ataque saia bem melhor em Manchester, decerto a velocidade de La Culebra e/ou de Pereirinha (e ya Capel, inspira-te homem!) dará muito jeito, conquanto que Van Wolfs atine - e afine, ó sorte, hoje teve impagável chance de facturar e fez um passe ao redes Citadino. Anyhow, pese embora as muitas limitações que o Sporting, claro, não deixou de ter mas com as quais soube abnegadamente lidar, entendo este triunfo como justíssimo & só espero que possa ser complementado na 2ª eliminatória, contrariando as mesmas aves de rapina (com alguns mui cépticos sportinguistas à mistura, não é ó Edward Norton?!) que para hoje acenavam com cabazadas do City e já prometem revancha de volta em nome de tal entidade. A Dzeko & Cª só tenho a dizer: nã sabem? Estudassem! Ademais, se estiverem interessados, dou explicações a muito bom preço.

E nisto por que foi noite de LEÕES, no jogo no campo do outro Manchester, o Unido, estender as minhas calorosas felicitações ao Athletic Club de Bilbao pela vitória clara, que abre bem boas perspectivas de, em La Catedral, carimbar a passagem à próxima fase, relegando o colosso britânico para o a disputa da Premier local em registo derby-ANT. Parabéns, pois, espero que o Nascimientti (perdoa se me engano na dobragem das consoantes, tens um nome complicado, ó mister!), como ex-treinador e fiel seguidor do trajecto dos Vascos, não deixe de aqui tecer oportunas e conseguidas considerações!

Por fim, lembrar yet mais um feito futebolístico ontem ocorrido, com nova vitória dos Cipriotas et al do APOEL, pautada em vernáculo Tuga em muitos e bons momentos - e sugerindo mesmo a recuperação, como ontem vi referido via FakeBook, de pretérito e infeliz bitaite do Papa Pinto (infalibilidade papal...já era!), aquele de 'nós não compramos MANDUCAs'!). Ah, Go Ahead APOEL;)

P.S. - sobre o pretérito clássico, SLB-FCP, atentei sobretudo na segunda parte e só tenho a dizer que curti o jogo da bola, houve mêmo futebol para variar, assentando bem a vitória ao Porto por ter efectivamente sabido operar a reviravolta e aproveitar a superioridade numérica que a acertada expulsão de Emerson proporcionou. Temos campeonato, ya - vamos, Braga?