quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sporting, que futuro?

Meus caros, começa aqui a minha participação no antibolismo!

Outra vez a mesma coisa!!! Ou coisas? Pois não faltam temáticas quando se fala no Sporting: o mau futebol, as lesões, a indisciplina, as bocas e até os túneis. Mau demais para quem se diz GRANDE. Mas em quê? Desde cedo disse que era um plantel limitado, de pouca qualidade e muito distante de outros clubes. Se é verdade que tudo acontece ao Sporting também não é menos verdade que alguns insólitos acontecem porque o clube se mete a jeito. Se não como explicar o túnel dos girassois? Ou as constantes declarações infelizes de jogadores, dirigentes e outros. Domingos tem razão!!! Que clube é este? Faltam tomates em Alvalade (até as maças já foram), 3 ou 4 jogadores de valor, e uma nova mentalidade dirigente. Não será coincidência, com certeza, tantos treinadores estranharem o funcionamento do clube. A reformulação da equipa veio em boa altura mas era necessário mais, era preciso uma equipa e não apenas um projecto duvidoso de um onze! As lesões acontecem e o que se vê é que não existe ninguém à altura para substituir um jogador de um onze de segunda.
Não digo que o Domingos é um super treinador, mas neste momento é só ele a remar e pouco mais; cercado por cancros, no plantel, na direcção e na bancada. É uma ruptura que se pede? Os jogadores não se esforçam ou não têm valor? É vender os que possam desde já (João Pereira e Matías) e se não podemos comprar ide buscar os juniores ou comecem a chamá-los para os jogos. Ponham os olhos na equipa e Sá Pinto!!! A direcção devia ter assumido desde início que o objectivo da época seria a formação de uma equipa e não nenhum título. E aqui tenho que estar ao lado de Domingos que sempre optou por outro discurso. Não me admirava nada que fosse embora num futuro próximo, não por culpa própria mas por todo o contexto negativo que envolve Alvalade que, nos últimos anos, é um cemitério de treinadores ou, na melhor das hipóteses, um passo atrás na carreira dos mesmos.
Admira-me ainda o antagonismo dos olheiros sportinguistas, que conseguem captar grandes jovens talentos para a academia mas para a equipa principal só escolhem cepos! Se não, como se justifica a presença do Evaldo, Polga, Rodriguez, Pereirinha, Carriço, Bojinov ou Matías? Enfim já começo a ficar farto de ter tanto mal para dizer...
Quanto ao jogo de hoje? O que dizer quando não ganhamos às segundas linhas do Moreirense? Fraquissímo, apático, sem fio de jogo ou ligações, um rol de passes falhados e quase nenhuma oportunidade. De Ribas ainda nada, de outros já nada esperava. Só a sorte permitiu o empate ao Sporting. O golo verde é ridículo, as melhores oportunidades foram dos Cónegos, e até um penalty caído dos céus deu origem a mais um caso e a um falhanço!!! No golo do Moreirense, um obrigado ao Rodriguez por colocar toda a gente em jogo, ao Domingos pela insistência no Carriço, ao Matías por não ter assumido o jogo, e ao miudo regila João Pereira (o jogador com mais amarelos por falar do que por faltas) pelos protestos. Todos juntos contribuiram para a desgraça.
Resta a esperança no treinador, alguns jogadores, e a janela do mercado ainda aberta. Ah! E a ver vamos se ganhamos a Taça de Portugal, que não seria exigido mas em virtude das circunstâncias é o mínimo e também o máximo!