terça-feira, 3 de abril de 2012

Bom...

Pois é, avizinha-se mais uma jornada empolgante da Liga Portuguesa, com dois pratos fortes e um excelente aperitivo: o Derby Madeirense como entrada, seguido de um dos jogos do título na Pedreira, opondo Braga e FC Porto e finalizando com um importantíssimo Derby alfacinha em Alvalade, na ressaca de um semana europeia! Infelizmente, não assistirei a nada disto, em virtude da minha primeira visita a Terras de Sua Majestade onde, por dois dias, não me cruzarei com a equipa do Benfica! Lamento que não se tenha optado por escolher o fim-de-semana Pascal para dar descanso à maioria das equipas e realizar apenas a final da Taça da Liga - assim como assim, é a final de Jesus e devia ser celebrada condignamente em apropriada data! Mas não, pára o campeonato na semana seguinte, vá-se lá saber porquê, para realizar um jogo que encaixava muito bem a meio de qualquer semana não europeia!

Enfim, à parte disso tudo, há que destacar que estes 3 jogos que referi podem alterar profundamente o topo do campeonato, podendo haver troca total de lugares entre os três primeiros classificados, assim como entre o 4º e o 5º. Os 3 primeiros podem chegar ao final da jornada em qualquer um dos lugares do pódio, dependendo da conjugação de resultados. Pouco ficará decidido nesta jornada, a menos que o Porto vença em Braga (o que me parece difícil) e o Benfica perca contra o Sporting, o que deixaria os Dragões bem lançados para a renovação do título. Se os encarnados não vencerem, porém, e o Braga somar os 3 pontos, volta a liderança para o Minho, assim como o favoritismo para o título. Por outro lado, se o Benfica vencer em Alvalade, só não assumirá a primeira posição em caso de vitória do Porto, dispondo, de qualquer forma, do calendário mais acessível a partir daí.

O equilíbrio deste campeonato tem sido de assinalar, o que fica bem demonstrado por algumas estatísticas curiosas: os 3 primeiros classificados têm exatamente o mesmo número de vitórias (18), sendo as diferenças entre eles marcadas apenas pelo número de derrotas; Porto e Benfica têm o melhor ataque (56), mas o Braga tem apenas menos 2 golos, ao passo que o Porto tem a melhor defesa (17), enquanto Braga e Benfica empatam na terceira melhor (22), atrás do Sporting, que sofreu apenas 19. Apesar do bom registo defensivo, os Leões marcaram apenas mais um golo que o Marítimo (38-37), o seu rival direto na luta pelo 4º lugar. Estas duas equipas, aliás, terão um papel decisivo na definição do Campeão, particularmente o Sporting, que irá ainda defrontar os 3 candidatos, dois deles em Alvalade, com uma visita ao Dragão pelo meio; o Marítimo, por sua vez, terá de deslocar-se à Luz e ainda recebe o FC Porto, em mais um enorme desafio para os azuis e brancos.

Não está fácil fazer apostas, de facto, embora o meu prognóstico tenha já sido formulado em Setembro, aqui mesmo no Antibolismo (é consultar o registo). Mantenho o que disse na altura, embora tenha falhado num aspeto, pois acreditava que o Sporting (ainda de Domingos, na altura) iria manter-se na luta até ao final... De resto, continuo a acreditar que, dos candidatos, um deles vai seguramente berrar no fim - pois claro, esse mesmo que não tem treinador!

P.S. - Faz hoje precisamente um ano que o FC Porto de sagrou Campeão na Luz... bem diferente foi a época passada, de facto!